sexta-feira, 11 de abril de 2014

TÁTICAS DE GUERRA (MOSCAS)

Moscas evitam ataques 


usando táticas de jatos militares

Com sutil movimento de asas, inseto é capaz de mudanças súbitas de trajetória de voo, diz estudo.

Da BBC
9 comentários
Estudo não definiu como moscas podem realizar movimentos complexos tendo cérebros tão pequenos (Foto: Florian Muijres/BBC)Estudo não definiu como moscas podem realizar
movimentos complexos tendo cérebros tão pequenos
(Foto: Florian Muijres/BBC)
Uma experiência científica realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que as chamadas moscas-das-frutas são capazes de mudar o curso de seus voos em breve frações de segundos, de modo semelhante à mudança súbita de trajetória que é feita por caças militares.
Vídeos realizados com câmeras de alta velocidade revelaram o sutil movimento de asas das moscas, que permite que elas deem meia volta subitamente, de modo a evitar um possível ataque. Veja vídeo mostrando detalhes dos voos das moscas.
Um dos autores do estudo, Michael Dickinson, disse que as moscas adquirem essa habilidade com extrema rapidez após seu nascimento. O cientista compara-a a um bebê colocado dentro de um caça, mas capaz de de pilotar a aeronave.
O motivo que as faz mudar de direção com tamanha rapidez, entretanto, permanece um mistério.
"As moscas realizam um cálculo preciso extremamente rápido para evitar uma ameaça, mas elas fazem isso usando um cérebro que é do tamanho de um grão de sal", diz Dickinson.
O voo das moscas foi captado usando três câmeras de alta velocidade colocadas dentro de uma gaiola.
Os cientistas assustaram as moscas usando flashes de uma imagem de um predador se aproximando e observaram de perto como as moscas mudaram a sua trajetória.
A experiência mostrou que as moscas começam a se afastar de ameaças na metade do tempo que leva para um ser humano começar a piscar para um flash de câmera.
E conseguem mudar sua trajetória em um quinto do tempo que nós levamos para completar a piscada. A experiência foi publicada na revista especializada "Science"

Nenhum comentário:

Postar um comentário